top of page

ESI - Ético Sensorial Introvertido

  • Hannah Dehler
  • 7 de nov. de 2015
  • 7 min de leitura

Ético Sensorial Introvertido, ISFj, "Dreiser", Guardião ou Conservador.

1. Relacionamentos (Fi)

Principal para o ESI é seu foco em integridade pessoal e qualidade de caráter. ESIs são motivados pela força de suas convicções pessoais, providenciando sentimentos sobre o que é bom ou mal, assim como o sentimento de obrigação de proteger o primeiro e resistir o segundo. ESIs tendem a fazer julgamentos severos sobre as pessoas, formando opiniões fixas e firmes sobre elas de acordo com suas ações. A questão principal para ESIs é a qualidade da conexão que possuem com as pessoas que encontram, se perguntando se compartilham valores semelhantes e se podem confiar nelas em tempos de dificuldade. Dessa forma, eles formam rapidamente opiniões sobre o caráter da pessoa de acordo com seu comportamento e sobre o que ouviram dela, prestando atenção em qualquer coisa que poderia torná-la um contato indesejável. ESIs instintivamente ajustam seu nível de proximidade com pessoas de acordo com as qualidades que elas expressam. ESIs possuem o dom de manter a distância certa entre diferentes indivíduos, mantendo amigos próximos e pessoas indesejáveis fora de suas vidas. ESIs são motivados a se conectar fortemente com certos indivíduos e formar laços fortes e bem fundamentados. Eles querem se aproximar de indivíduos com quem se sintam confortáveis e encaram relacionamentos de forma muito séria. Um verdadeiro amigo é um aliado para a vida inteira, e eles colocam muita ênfase em lealdade pessoal, bondade e altruísmo em relação aos amigos. Entretanto, algumas vezes podem ser rancorosos e não perdoarão muito facilmente aqueles que traíram sua confiança. Dessa forma, o ESI cria estabilidade, sabendo bem quais são as poucas pessoas que eles podem depender.

2. Força (Se)

ESIs regularmente possuem certa rigidez e protegem sua natureza sensível com cascas duras. Dessa forma, eles conseguem impor suas convicções com determinação e não possuem medo de confrontar os outros se acharem que isso fará bem. Para eles, comportamento imoral e perverso é algo negativo que deve ser atacado, e não algo que deve ser permitido a entrar em suas vidas e nas vidas daqueles que são próximos. Entretanto, ESIs geralmente escolhem suas batalhas levando em consideração se pessoas próximas estão envolvidas ou não, podendo deixar de lado situações menos importantes. Apesar de ESIs geralmente estarem mais acostumados a dar suporte a pessoas enérgicas e engenhosas que são próximas deles, eles também podem ser bons líderes em relação a assuntos particulares que os interessem ou que achem importantes, e sabem quais pessoas são confiáveis ou não. ESIs acreditam em manifestar seus ideais através do exemplo, muitas vezes desafiando os outros ao redor a seguir seus princípios. Apesar dessa determinação ética intimidar alguns, outros apreciam a confiabilidade e a integridade do tipo de fazer o que é certo para seus amigos e admirarão sua lealdade. ESIs levam a sério o mal feito a seus amigos com mais seriedade que o mal feito a eles mesmos e protegem com veemência relacionamentos próximos de malfeitores. Frequentemente, os julgamentos de caráter feitos pelo ESI possuem uma qualidade severa. Eles instintivamente determinam as características de alguém e seu nível de confiabilidade, tentando determinar quem é bom e quem possui uma moral falha e não hesitarão em criticar o que eles veem como erros.

3. Leis (Ti)

O ESI está consciente da necessidade de preservar lei e ordem, e frequentemente manterá coisas organizadas e estruturadas. ESIs também são capazes de usar lógica e razão em suas discussões, sendo aptos a enfatizar alguns princípios básicos e clarear seus pensamentos de forma objetiva e racional. Apesar disso, ESIs raramente se focam nessas regras como se fossem absolutas, mas apenas como guias. Eles acreditam que bondade e moralidade não podem ser escritas de forma racional num livro, mas é algo ético que deve ter origem interna. Apesar de ESIs acharem que comunicar seus ideais de forma estruturada possa ser útil, também acham que isso não deve substituir a qualidade pessoal de suas convicções que são principalmente feitas de sentimento, e não dedução imparcial. Dessa forma, ESIs podem aplicar a lei quando acham que isso será positivo, mas podem ver a lei como negativa se acharem que a moralidade da mesma não está correta. Nessas situações, eles geralmente são os primeiros a expressar suas opiniões e deixar de lado o que veem como uma regra injusta. Dessa forma, ESIs são capazes de ser ordenados, mas não serão consistentes em sua aderência a regras e sistemas.

4. Ideias (Ne)

Como se focam na estabilidade de seus relacionamentos pessoais, ESIs podem se sentir desconfortáveis na presença de ambiguidade. Quando são confrontados com uma nova situação, onde qualquer coisa poderia acontecer, o ESI se sentirá perdido e pouco a vontade. Geralmente eles preferirão que pessoas digam o que elas realmente querem dizer, pois não gostam quando algo tem mais de uma interpretação possível. ESIs podem ter pouco interesse em especulação muito teórica, onde uma quantidade grande de ideias são discutidas sem uma aplicação ou utilidade clara. O ESI se sentirá confuso nessas situações, pois não consegue ver muito mérito em tais atividades. Entretanto, eles podem tolerar isso como um passatempo, desde que não seja o principal foco de suas vidas. O seu medo é que território novo possa interromper a continuidade clara e o senso de onde sua vida está indo, abrindo novas possibilidades que podem tornar seu futuro menos claro e determinado. Além disso, o ESI tende a ser particularmente cético e suspeitar daqueles que são imprevisíveis, já que precisam de pessoas confiáveis por perto. Dessa forma, eles tendem a desconfiar de novas pessoas até que sua confiança seja adquirida através de ações concretas, preferindo se apegar ao que uma pessoa já vez e não ao que ela poderia fazer.

5. Procedimentos (Te)

ESIs tendem a confiar em suas intuições e instinto quando fazem decisões pessoais, mas quando são confrontados com escolhas impessoais, não possuem grande habilidade de avaliar os fatos com frieza. ESIs tendem a ter confiança em suas convicções, mas são menos aptos a chegar a uma conclusão pragmática lidando com dados factuais. Eles podem ser intensos em seus julgamentos e rapidamente formam opiniões, às vezes sem consideração suficiente em relação aos fatos. Em situações pouco familiares, eles podem se sentir ansiosos, sem saber o que fazer ou se sentindo inúteis. Além disso, algumas vezes eles podem ser desajeitados com tarefas práticas, ou temerosos de que não serão bons o suficiente nessas áreas. Entretanto, ESIs apreciam muito pessoas com conhecimento e educação sobre certos assuntos, dispostas a compartilhar informação que possa ajudá-los a formar opinião e trazer benefícios. ESIs podem ser críticos com estranhos que aparecem com nova informação, mas frequentemente dependerão de um contato próximo ou uma fonte confiável para tomar decisões bem informadas e fundamentadas. ESIs podem ser muito interessados em adquirir conhecimento através de fontes externas, lendo uma variedade de textos úteis ou colocando ênfase em instituições de ensino superior. Dessa forma, eles esperam aprimorar seu entendimento de como as coisas funcionam.

6. Tempo (Ni)

ESIs tendem a possuir um desejo forte por um futuro seguro, claro e tentam determinar um plano certeiro para suas vidas. ESIs aspiram possuir objetivos bem definidos e direcionam seus esforços a esses propósitos. Entretanto, sem inspiração, alguns ESIs podem ficar hesitando sobre as escolhas disponíveis para eles, o que pode ser uma fonte de estresse. Frequentemente, haverá um resultado particular que eles gostariam de ver realizado em suas vidas, algumas vezes até na esfera política e social, e serão orgulhosos por se manterem fiéis a essa visão até o final. Até certo ponto, ESIs também são aptos a pensar sobre o futuro, fazer previsões e evitar problemas que poderiam ocorrer se seguissem seus ideais cegamente. Entretanto, ESIs tendem a ser impulsivos com certas questões diárias, e apreciam que os outros os relembrem de como suas ações do momento presente podem afetar o futuro. Dessa forma, ESIs possuem orgulho pessoal em estabelecer e conseguir conquistar seus objetivos, assim como em resistir qualquer detalhe que possa tirá-los do caminho mais importante. Quando escolhem um determinado caminho, eles também podem ser teimosos e resistir certas mudanças sem justificativa. Além disso, ESIs colocam grande ênfase, não apenas na moralidade das ações das pessoas, mas também na sua confiabilidade e na frequência em que as pessoas agem de forma correta. ESIs tendem a ter boa memória sobre os erros e acertos das pessoas, muitas vezes não esquecendo algo errado feito a eles e apenas desculpando em certas situações. Ao observar padrões temporais, eles são aptos a determinar quem tem se mostrado confiável durante o tempo e, assim, regular o nível de proximidade de suas relações próximas.

7. Emoções (Fe)

ESIs tendem a achar pouco digno ou inapropriado expressar suas emoções de forma muito aberta quando estão com pessoas que não conhecem e não confiam o suficiente. Eles são seletivos, preferindo expressar seus estados emocionais apenas com pessoas próximas. Quando estão próximos de pessoas que são desconhecidas, eles estão inclinados a sentir suas emoções solitariamente, sem compartilhá-las. Quando são chateados por amigos, eles podem expressar isso de forma bem direta e fria. Entretanto, se alguém que eles não gostam irritá-los, eles podem se fechar e mostrar frieza total. Eles tendem a achar que vingança é um prato que se serve frio. Por essa razão, ESIs podem ser vistos como pessoas mais objetivas e frias do que realmente são. Entretanto, quando os outros estão fazendo algo que eles acreditam ser errado, eles estão inclinados a fazer objeções e expressar sua opinião, sem se importar com a atmosfera do grupo. ESIs podem ser emocionalmente gregários e receptivos com aqueles que conquistaram sua confiança, e podem às vezes demonstrar afeição, entre outros sentimentos. Além disso, quando é necessário, um ESI pode se tornar uma pessoa muito agradável e aberta com um grupo para conseguir determinado objetivo, apesar de acharem cansativo expressar emotividade muito explícita por tempo demais. Eles precisam achar que há um motivo para agir assim nessas situações, pois tendem a ser repelidos por falta de sinceridade.

8. Sentidos (Si)

Frequentemente, ESIs estão conscientes do seu nível de conforto e da harmonia do espaço que ocupam. Eles provavelmente terão bom olho para detalhes e serão capazes de lidar com informação meticulosamente detalhada. Entretanto, ESIs raramente colocam muita ênfase em moleza e prazeres em suas relações pessoais. Eles são inclinados a ser duros com aqueles que acham que merecem e não deixarão de confrontar um problema que precisa ser confrontado. A habilidade de notar conforto do ESI ficará aparente quando eles decidem sobre seus sentimentos em relação a pessoas e situações ao seu redor, sendo aptos a notar as reações físicas dos outros e as suas próprias. Para aqueles que são próximos a eles, ESIs mostrarão um lado cuidadoso, e nessas horas o lado mais sensível do tipo pode aparecer. No entanto, isso raramente é a prioridade da vida de ESIs, que tendem a não gostar de estilos de vida hedonistas.

 
 
 

Comments


Os 16 SocioTypes:
SLE
ESE
LSI
SEI
Quadra BETA
LSE
Quadra DELTA
Quadra GAMMA
SLI

   O Socionics é uma ciência que estuda a interação humana com a informação em torno da sua realidade e a interação com as pessoas ao seu redor. Em um sentido mais estreito de Socionics - esta tendência na psicologia, explora a compatibilidade psicológica de pessoas diferentes.

   O nome da ciência vem da raiz latina "socium", o que significa que a sociedade. 
   Socionics apareceu no início dos anos setenta do século XX. Sua criadora é Ausra Augustinavičiūtė (Aushra Augusta), socióloga e economista da Lituânia. As raízes dessa ciência vem do trabalho "Tipos Psicológicos" de Carl Gustav Jung e das teorias do psiquiatra polonês Antoni Kempinsky sobre o metabolismo da informação. 
  A visão Sociônica para o metabolismo de informação se dá no processo de percepção, seleção e tratamento de informações sobre o mundo e os processos que ocorrem na psique humana. 
   No sistema Socionics, pesquisadores construíram um modelo do metabolismo da informação. Com este modelo, foram revelados dezesseis tipos de metabolismo informação.

Usando essas informações você pode prever como um certo tipo de pessoa irá se comportar em uma situação específica, como vai desenvolver relações com outros tipos, dentre outros fatores.

 Estes dados têm sido utilizados com sucesso por psicólogos em vários campos.

O que é o Socionics?
bottom of page