top of page

INTRODUçÃO

Teoria Sociônica: Como funciona?

  O estudo da teoria Sociônica pode ser dividido em dois componentes principais: estrutura e comportamento. O componente estrutural da teoria delineia as regras formais e axiomas.

 Em geral, o componente estrutural é claramente definido e aplicado. Por outro lado, o componente comportamental lida com o aspecto mais amorfa de descrever a aplicação da teoria no que se refere a fenômenos do mundo real.

Isto implica a observação e análise do comportamento humano e interação cuidadosamente. Como tal, o componente comportamental é um aspecto muito mais debatido e contestada da teoria (do que o componente estrutural), e continua a desenvolver-se.

 A fundamenção da teoria é construída sobre as quatro dicotomias junguianas e o Modelo A, essencialmente, a síntese de elementos de informação, funcionando como um modelo para a teoria do metabolismo de informações. Os temas mais estruturalmente leves (e comportamentalmente densas) incluem descrições do SocioType, as relações Intertype, e os grupos em Quadras.

Se você é novo no Socionics e quer aprender sobre a teoria a partir do zero, seria ideal ler os tópicos do menu ao lado. Se você está apenas interessado em aprender sobre o seu próprio SocioType, então use a tag contendo a sigla do seu tipo (por exemplo: ESI).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os 16 SocioTypes:
SLE
ESE
LSI
SEI
Quadra BETA
LSE
Quadra DELTA
Quadra GAMMA
SLI

   O Socionics é uma ciência que estuda a interação humana com a informação em torno da sua realidade e a interação com as pessoas ao seu redor. Em um sentido mais estreito de Socionics - esta tendência na psicologia, explora a compatibilidade psicológica de pessoas diferentes.

   O nome da ciência vem da raiz latina "socium", o que significa que a sociedade. 
   Socionics apareceu no início dos anos setenta do século XX. Sua criadora é Ausra Augustinavičiūtė (Aushra Augusta), socióloga e economista da Lituânia. As raízes dessa ciência vem do trabalho "Tipos Psicológicos" de Carl Gustav Jung e das teorias do psiquiatra polonês Antoni Kempinsky sobre o metabolismo da informação. 
  A visão Sociônica para o metabolismo de informação se dá no processo de percepção, seleção e tratamento de informações sobre o mundo e os processos que ocorrem na psique humana. 
   No sistema Socionics, pesquisadores construíram um modelo do metabolismo da informação. Com este modelo, foram revelados dezesseis tipos de metabolismo informação.

Usando essas informações você pode prever como um certo tipo de pessoa irá se comportar em uma situação específica, como vai desenvolver relações com outros tipos, dentre outros fatores.

 Estes dados têm sido utilizados com sucesso por psicólogos em vários campos.

O que é o Socionics?
bottom of page