SEE - Sensorial Ético Extrovertido
- Hannah Dehler
- 1 de nov. de 2015
- 7 min de leitura

SEE - Sensorial Ético Extrovertido, ESFp, "Napoleão", Embaixador, Político ou FR.
1. Força (Se)
O SEE é mais notável por seu desejo forte e independente de fazer o que ele quer, quando ele quer. Cheios de energia vibrante, SEEs geralmente são os primeiros a agir impulsivamente numa situação de acordo com seus desejos, confrontando a realidade imediata para torná-la vantajosa para eles e para aqueles que eles gostam. SEEs conseguem resistir a oposição e gostam de prevalecer com sua própria engenhosidade e determinação, gostando de ser seus próprios chefes e se opondo a qualquer um que tente comandá-los. Dentro de uma hierarquia, o único nível satisfatório para o SEE é aquele em que ele não precise obedecer a ninguém, o que faz com que eles subam rapidamente para o topo. Nessas atividades, SEEs mostram grande prazer, já que eles amam o sentimento cheio de vitalidade que vem quando resolvem um problema com a força de vontade. Por essa razão, SEEs são vistos como conquistadores gregários, conquistando várias coisas e obtendo recompensas. Na esfera social, SEEs tendem a dominar com sua habilidade de direcionar a conversa para onde eles querem que ela vá. Eles rapidamente são notados numa sala cheia de pessoas e muitos podem os achar cativantes. Similarmente, sua confiança social natural é fonte de muita de sua ambição, e SEEs conquistam não só com força, mas através dos corações e mentes que eles atraem.
2. Relacionamentos (Fi)
Possuindo grande necessidade por estímulo social, SEEs gostam de se encontrar com seus amigos regularmente e ver as pessoas cara a cara, pois assim se sentem vivos e não sozinhos. Frequentemente, SEEs exercem sua força de vontade na esfera de relacionamentos interpessoais. SEEs rapidamente "compreendem" uma pessoa, o que elas gostam e não gostam, determinando as linhas invisíveis entre relacionamentos e como eles podem pressioná-las. Dessa forma, eles são rápidos em jogar charme sobre estranhos e até mesmo conquistar o sexo oposto. Eles são rápidos em criar amizade com outra pessoa e, se for taticamente útil, conseguir fazer com que ela faça o que eles querem. O SEE tende a ser o líder claro na maioria de suas relações sociais, preferindo liderar a ser liderado por qualquer um. Dessa forma, eles tendem a ser a parte mais ativa de qualquer dupla, enquanto a outra pessoa será a seguidora. SEEs são interessados em pessoas e depositam muito valor em momentos de qualidade passados com os outros. Entretanto, SEEs não são amigáveis com todo mundo. Eles sabem do que eles gostam e não gostam. Para aqueles que eles não gostam, o SEE pode ser uma força a ser temida. SEEs geralmente deixarão claro quando não gostam de certa pessoa e podem tornar o indivíduo alvo de seu temperamento tempestuoso. Essas situações são, entretanto, relativamente raras, já que o SEE é gregário e proativo em relação a manter laços positivos com os outros. SEEs podem ser muito decididos a defender seus amigos mais próximos, e farão o possível para tal. Entretanto, eles também podem ser exigentes com essas pessoas, lançando expectativas sobre elas de acordo com o nível de proximidade da relação.
3. Ideias (Ne)
SEEs conseguem fazer "brainstorm" e pensar em diferentes ideias e iniciativas para resolver problemas particulares. De forma similar, SEEs possuem a habilidade de agir decisivamente em áreas de pouca certeza, deixando a cautela de lado e enfrentando questões de forma direta. Usualmente, sua capacidade de improvisar no momento é boa o bastante, e uma situação não esperada pode ser abordada pelo SEE sem muitos problemas. Entretanto, SEEs preferem quando as coisas são diretas e podem se irritar com excesso de especulação, ou se o problema for muito abstrato e não puder ser resolvido por ação concreta. Apesar de que uma grande variedade de opções diferentes às vezes devem ser consideradas para o sucesso, o SEE prefere quando existe um objetivo único e claro para direcionar sua energia, e assim eles podem se tornar impacientes com ambiguidade. Similarmente, SEEs conseguem manter a mente aberta enquanto analisam os outros e podem até certo nível visualizar o potencial de seus conhecidos; o que eles "poderiam" fazer ao invés do que eles fizeram. Entretanto, SEEs não usam essa forma de pensar com muita frequência, preferindo julgamentos imediatos e decisivos em relação aos outros baseados em traços aparentes.
4. Leis (Ti)
SEEs são fundamentalmente erráticos no seu comportamento, e eles podem possuir certa falta de clareza lógica. SEEs tendem a tomar decisões de forma impulsiva e caprichosa, fazendo o que eles querem, quando eles querem. Eles geralmente falham em considerar se essas decisões são consistentes com o que eles fizeram antes. Dessa forma, pouca coisa do SEE permanecerá igual em todos os casos. Por essa razão, SEEs podem se opor a ideia de serem analisados ou definidos por qualquer sistema teórico, já que acham que elas não irão definir bem sua natureza mutável e tempestuosa. Ocasionalmente, desejos de SEEs podem ser irracionais, e seus apetites os levam a querer mais do que merecem, podendo até quebrar regras pelos seus desejos e os de seus amigos. Isso pode ser interpretado como oportunista ou egoísta por pessoas muito preocupadas com princípios. Certamente, o SEE pensa mais em termos do que ele pode ter, e não em seu direito de possuir algo, e eles podem tentar desafiar ou ignorar leis quando são capazes de se desviar delas. Usualmente, SEEs adotam a posição de puro pragmatismo, sem ver nada como intrinsicamente incorreto ou fora dos limites, e eles podem adotar métodos diferentes em cada situação. Para o SEE, "qualquer coisa que funcione" é muitas vezes suficiente. A necessidade de ser consistente e ter uma ideologia clara é alienígena ao SEE que prefere fazer o que ele quer, mesmo que seus desejos sejam contraditórios e inconsistentes. Proposições teóricas são inúteis para o SEE a não ser que sejam convertidas em ação prática e real.
5. Tempo (Ni)
Naturalmente focados em ação decisiva no presente, SEEs tendem a ser impacientes e possuem dificuldade em prever as consequências de suas ações. Eles podem ser teimosos e agir sem pensamento prévio, se arriscando sem possuir noção do resultado posterior. Eles podem possuir dificuldades em lembrar e aprender a partir dos seus erros passados, baseando suas ações puramente nas circunstâncias do presente. Por essa razão, apesar de tenderem a obter sucesso, isso geralmente é conseguido através de ações impulsivas e corajosas e não por meios cautelosos e preparação bem feita. Entretanto, eles tendem a apreciar o conselho de pessoas próximas que sejam sensatas e boas com previsões. SEEs se beneficiarão dessas companhias e um foco num propósito singular maior traz um sentido de significado mais profundo para a energia hiperativa e errática de SEEs. SEEs terão um respeito curioso por aqueles que não temem dizer que suas ações podem ser estúpidas e causar desastres. O SEE pode retornar muitas vezes para pedir conselhos a essas pessoas, que provavelmente os guiarão de forma melhor a um caminho de sucesso previsto.
6. Procedimentos (Te)
Para SEEs, a chave para o sucesso é conhecimento e muitos colocarão grande ênfase em aprender pelos seus erros. SEEs desejam se ver como bem informados e podem estar dispostos a compartilhar aquilo que aprenderam. Quando tentam resolver um problema novo, o SEE pode tentar diferentes opções até que alguma mostre sinal de estar funcionando, que será quando o SEE agirá de forma decisiva. Entretanto, sua tendência a impulsividade pode levá-lo ao fracasso. SEEs sabem que não processam informação prática e factual tão bem quanto os outros e querem melhorar isso para minimizar incompetências. Eles querem conseguir conquistar pessoas não apenas através de charme, mas também através de conhecimento acumulado. Dessa forma, SEEs podem se beneficiar de suportes ocasionais em relação ao ganho de informação vinda de uma fonte confiada. Eles trabalharão duro em áreas que os interessem, fazendo uso de disciplina necessária para conseguir aprender o material do campo de conhecimento desejado. Similarmente, durante um debate, SEEs combinarão sua tenacidade intensa com seu conhecimento sobre fatos relevantes, sendo conhecedores o suficiente para providenciar fontes boas e rebater a maioria das críticas.
7. Sentidos (Si)
SEEs tendem a ser muito ativos e ambiciosos, muitas vezes tentando satisfazer seu apetite por progresso e conquista. Dessa forma, eles possuem pouco espaço para relaxamento. SEEs são caracterizados por uma energia hiperativa e não gostarão se ser passivos em relação ao ambiente quando sentirem que podem agir e influenciá-lo. Entretanto, SEEs são bons em notar detalhes e podem providenciar a aparência adequada para maximizar o impacto que fazem nos arredores. Entendendo a importância de ter uma boa aparência, SEEs podem parecer sensuais ou graciosos, cultivando a estética certa em determinadas ocasiões. Com energia errática, SEEs podem descansar quando não há mais nada para fazer, mas tomarão uma atitude rapidamente quando existe algo que eles queiram. Nessas situações, a apreciação do momento presente é deixada de lado e alguma outra coisa se torna o objeto de seus apetites. Em sua busca por conquista, SEEs tendem a ter impacto forte no ambiente, e ignoram a paz e harmonia. Similarmente, a dureza do tipo pode fazê-los ignorar a dor enquanto perseguem um objetivo importante. Apesar de interessados em proteger as necessidades das pessoas que se importam, SEEs tendem a fazer isso de forma que tire as pessoas de suas zonas de conforto, preferindo desafiar as pessoas a níveis próximos dos seus limites.
8. Emoções (Fe)
SEEs tendem a ser emocionalmente dinâmicos, emanando um carisma dominante que rapidamente influencia as pessoas. Isso tende a atrair muita atenção, e SEEs raramente são ignorados. Entretanto, apesar de gostar do impacto que fazem no cenário social, SEEs não ligam para viver de acordo com os desejos da multidão ou manter as atmosferas emocionais que criam. Apesar de muito charmosos, isso opera num nível de caso a caso, e o SEE faz diversos aliados em diferentes situações mas também inimigos em outras. Em relação à opinião pública e opinião comum, o SEE pode ser firmemente independente e sem nenhum medo de causar controvérsia se eles fazem questão de dizer algo importante. SEEs são motivados por se expressar de forma sincera, e não gostam de sentir pressões alheias para se submeter a conformidades sociais. Apesar de serem sensíveis em relação às necessidades alheias, eles geralmente não irão agradar os outros de forma que ultrapasse certo nível de sinceridade, e podem também facilmente fornecer críticas pesadas e duras. A emocionalidade do SEE é mercurial e nada calculada, e eles não possuem a tendência de controlá-las pelo decoro público. Dessa forma, existe pouca consistência nas suas explosões de emotividade, sejam negativas ou positivas. Apesar disso, SEEs tentam não ser um estorvo para os outros e evitam ser carentes, e seus desejos são vocalizados como exigências que devem ser obedecidas por pessoas decentes. Essa forma de controle é vista por eles como uma questão de respeito pessoal, e não de seguir padrões sociais. Similarmente, eles observam muito bem as emoções usadas pelos outros e rapidamente notarão e apontarão para aqueles que acham falsos ou manipuladores.
Comments