LIE - Lógico Intuitivo Extrovertido
- Hannah Dehler
- 1 de nov. de 2015
- 7 min de leitura

LIE - Lógico Intuitivo Extrovertido, ENTj, "Jack London", Empreendedor, Pioneiro ou PT.
1. Procedimentos (Te)
A coisa mais importante para LIEs é que eles usem seu potencial de forma útil e produtiva, garantindo melhoras a longo prazo e fazendo progressos no mundo ao redor. LIEs possuem mentes inquisitivas e as usam para ler qualquer informação que esteja disponível. Essa abordagem permite que o LIE construa uma bagagem de dados factuais, e eles se mantém informados sobre qualquer evento importante que encontrem. O objetivo de toda essa informação é de que o LIE esteja pronto para funcionar de forma competente, possuindo o "know-how" de como trabalhar de forma que garanta progresso a longo prazo. Frequentemente, o LIE estará focado em aumentar a quantidade de retorno que ele obtém pelo esforço que coloca em alguma coisa, olhando para estatísticas e informação, tentando ver se melhoras podem ser feitas em seus procedimentos e metodologias. Dessa forma, LIEs almejam melhorar processos para que eles resultem em maiores benefícios ao longo do tempo. Isso se extende ao próprio LIE, que muitas vezes se transformará numa máquina humana de grande atividade e eficiência. Isso vem com um senso de iniciativa; esses tipos sabem que, com iniciativa e dedicação suficientes, eles podem conseguir qualquer coisa que queiram. Além disso, o LIE é informativo e se sente obrigado a compartilhar informação com os outros. Fazendo isso, LIEs sentem que podem melhorar algo além de si mesmos, dando aos outros o conhecimento necessário para fazer as coisas bem.
2. Tempo (Ni)
As otimizações e melhoras providenciadas pelo LIE são geralmente direcionadas ao longo prazo. LIEs veem a utilidade ou benefício de algo em termos do que ajudará as coisas nos próximos anos, ou invés de apostar em coisas que apenas ajudam a vida rotineira presente. Dessa forma, LIEs tendem a possuir um senso de propósito maior que si mesmos, tentando usar tempo limitado para realizar mudanças significativas na realidade. LIEs possuem uma certa confiança ou fé nos métodos que decidem usar, sendo confiantes de que o que estão fazendo levará a resultados positivos, mesmo se esses resultados não possam ser vistos de forma imediata. Isso pode resultar no LIE ter uma noção do que eles deveriam fazer para melhorar coisas no futuro distante, estando menos satisfeitos em simplesmente fazer seu trabalho presente bem e preferindo se focar no trabalho que trará resultados melhores no longo prazo. Dessa forma, o LIE pode se mover entre diferentes carreiras e projetos, saindo deles quando sentem que seu potencial está sendo desperdiçado e usado de forma ruim. Eles podem desistir de uma posição segura se eles sentirem que ela pode ser melhor ocupada por outra pessoa, e eles também podem optar por um trabalho menos confortável se acharem que ele levará a maior prosperidade. Apesar disso, o LIE nem sempre parecerá ocupado para os outros, já que eles sabem que não agir é a melhor estratégia em alguns momentos. Nesses estágios de paciência, eles podem ser letárgicos.
3. Emoções (Fe)
LIEs tendem a ser muito independentes e podem facilmente ser confundidos com introvertidos, já que eles raramente colocam ênfase em socializar ou conhecer pessoas apenas como um fim em si. Enquanto eles ficam felizes ao ver seus amigos próximos, apenas viver de acordo com os moldes de uma vida social pode fazê-los se sentir vazios. Para um LIE, essas ações valem a pena apenas se elas servem para algum propósito ou benefício real aos seus projetos, como alguma atividade relacionada a publicidade ou marketing. Entretanto, se houver uma justificativa adequada para o LIE passar o tempo em um grupo, eles farão algum esforço para parecerem amigáveis e poderão conversar sobre suas ideias e iniciativas com entusiasmo. Similarmente, quando estão em posição de autoridade sobre um grupo, eles podem se tornar líderes carismáticos, focados em inspirar pessoas a trabalharem bem motivadas. Entretanto, essas tentativas serão feitas com certa cautela. O LIE pode relutar em dar falsas impressões ou manipular emocionalmente de forma que distorça o entendimento de alguém sobre uma verdade factual. Dessa forma, as tentativas estratégicas de influenciar o humor dos outros serão sempre acompanhadas de honestidade intelectual. De forma similar, quando os outros pedem ajuda a um LIE, eles abordarão a questão dando soluções práticas e objetivas. Eles podem se irritar e sentir que o seu tempo está sendo gasto quando alguém reclama sem ir a lugar algum, apenas por reclamar.
4. Sentidos (Si)
Relaxamento e descanso podem ser conceitos difíceis para um LIE compreender. O tipo não gosta de se focar naquilo que vê como "detalhes", preferindo manter suas mentes concentradas naquilo que é geral ou global. Devido ao desejo de ser eficiente, muitos LIEs podem ser workaholics, ignorando pequenas tarefas diárias para se direcionar ao benefício a longo prazo. Muitas vezes, o LIE pode ver seu corpo como uma inconveniência, algo que apenas limita a sua produtividade diária. Isso pode prejudicar sua saúde, e nessas ocasiões o LIE entra num período de exaustão profunda. Similarmente, ao fazer melhoras, o LIE pode ignorar pequenos detalhes que contribuam para conforto e bem-estar. Os frutos do seu trabalho podem ser feios e esteticamente indesejáveis, sendo úteis, porém não harmoniosos com o ambiente ao redor. Apesar de serem muito associados com sucesso financeiro, LIEs gastam pouco dinheiro em luxúrias, raramente pensando em fazer esse tipo de compra.
5. Relacionamentos (Fi)
LIEs geralmente não possuem muita certeza sobre seus sentimentos pessoais, prestando mais atenção em dados objetivos factuais e bem menos em opinião subjetiva. Apesar de serem muito interessados em ética e no que é certo e errado, LIEs raramente conseguem fazer essas análises sozinhos com confiança. Quando chateados em relação a algo, o LIE irá primeiro notar mudanças em seu comportamento, antes de passar um tempo se perguntando sobre o que os incomodou. Além disso, no seu círculo de amizades pessoal, o LIE pode pensar muito e duvidar da qualidade dos seus relacionamentos e das pessoas com quem está trabalhando, mas falha em confiar na sua análise do caráter dessas pessoas. Isso pode se manifestar em dificuldades em confiar nos outros em relacionamentos pessoais, e o LIE pode confiar facilmente demais ou se fechar completamente e evitar relacionamentos. Idealmente, o LIE preferiria que todos fossem intelectualmente honestos na sua comunicação de dados factuais. Entretanto, eles rapidamente percebem que várias pessoas distorcem palavras e informação, e assim eles podem ser inseguros em relação a quem confiar. Dessa forma, LIEs apreciam muito ajuda nessas áreas. Muitas vezes eles desejarão ter um laço profundo com outra pessoa, alguém que os aceite e valorize por quem eles são num nível pessoal, sem colocar outras expectativas sobre eles a não ser a de contribuir com informação relevante e produtiva. LIEs apreciam pessoas com opiniões fortes que fazem julgamentos sobre o caráter alheio, dando uma confiança e informação a eles sobre quem é confiável e quem deve ser evitado.
6. Força (Se)
Com muita frequência, o LIE possuirá uma grande quantidade de ambição pessoal, e desejará possuir certa quantidade de poder ou autoridade pelo seu trabalho e iniciativa. Isso é algo que eles querem provar para si mesmos por meio de suas conquistas, geralmente evitando símbolos de status desnecessários. Quando estão se dedicando a um projeto, LIEs podem ser decididos em suas ações e decisões, sendo capazes de derrubar competidores de forma agressiva se isso garante sucesso. Quando irritados ou frustrados, LIEs podem mostrar um temperamento explosivo e irritável, especialmente quando pessoas não estão seguindo corretamente instruções recebidas. Se eles perceberem malícia por parte de terceiros, LIEs podem recorrer ao uso de vingança. Entretanto, LIEs não são pessoas naturalmente muito intimidantes, sem possuir a presença física necessária para constantemente comandar as pessoas apenas por força de vontade. No lugar disso, eles geralmente serão mais cerebrais e dispostos a refletir sobre o curso certo de ação, e não pular sobre as coisas de forma totalmente impulsiva. Eles preferem obter sucessos pelo cérebro, e não pelo músculo, criando pacientemente estratégias de sucesso sem fazer coisas impetuosamente.
7. Leis (Ti)
LIEs estão sobretudo preocupados com que as coisas funcionem e se focarão no resultado de seus esforços, e não em consistência ou princípios. Eles podem depender de princípios genéricos para guiar certas atividades, mas esses princípios sempre serão flexíveis e gerais, baseados em padrões e observações da realidade e não numa estrutura muito rígida. Apesar de serem perfeitamente capazes de usar argumentação lógica refinada e reparar em contradições, o LIE terá pouca paciência para qualquer sistema ou teoria que não seja aplicável de nenhuma forma. Similarmente, eles ignorarão qualquer ideologia ou princípio a não ser que os benefícios das mesmas sejam mostradas de forma empírica, ou se eles acharem que possam trazer resultados positivos. Dessa forma, LIEs podem fazer uma "mistureba" de diferentes abordagens em diferentes situações, fazendo concessões e pensando que enquanto um método serve numa ocasião particular, outro método completamente diferente serve em outro momento. O LIE agirá como se ambos os pontos de vista conflitantes sejam verdades, não porque pensam que ambos sejam verdades, mas porque são as explicações mais práticas oferecidas por evidências disponíveis e que ainda estão sujeitas a mudanças eventuais. Dessa forma, integridade de abordagem é mantida de lado por estratégias úteis que levem a melhores resultados. Além disso, LIEs gostam de aplicar sua iniciativa para resolver problemas e podem criticar burocracia se acharem que a mesma está prejudicando seu trabalho.
8. Ideias (Ne)
Novas ideias e iniciativas são rapidamente pensadas pelo LIE, que pode ser visto como um visionário interessante pelos outros. LIEs tendem a ser muito capazes de perceber novas oportunidades e aproveitá-las se acharem que possuem algum mérito real. Entretanto, LIEs veem isso como meios para expandir a possível produtividade de seus projetos e não gostarão de perder tempo com especulação sem sentido. Ao invés de perseguir aquilo que é "interessante", LIEs decidem suas atividades baseados no que elas podem oferecer a longo prazo. Ao invés de pensar muito em todas as diferentes possibilidades, o LIE selecionará aquelas que parecem mais úteis e jogarão fora todas que não são, tentando evitar o que veem como inútil. Dessa forma, LIEs tendem a usar ideias de forma pragmática ao invés de explorá-las como um fim em si.
Comments