top of page

IEI - Intuitivo Ético Introvertido

  • Hannah Dehler
  • 1 de nov. de 2015
  • 8 min de leitura

IEI - Intuitivo Ético Introvertido, INFp, "Yesenin", Romântico, Poeta ou TE.

1. Tempo (Ni)

IEIs podem ser caracterizados por uma constante busca por significado e propósito em suas vidas e no mundo em geral. Com uma tendência a se desconectar daquilo que é mundano, eles entram num estado de profunda auto-reflexão e contemplação, olhando para trás para relembrar memórias e olhando adiante para o futuro provável que eles imaginam ser aquele o qual a humanidade está se direcionando. IEIs tendem a estar insatisfeitos com a superficialidade da existência diária, acreditando em algo maior que deva estar por trás de tudo isso. Frequentemente, um IEI está conectado com sua imaginação, repetindo memórias e visualizações em sua mente. IEIs podem também olhar para o futuro e tentar visualizar uma utopia para si mesmos e para aqueles que eles se identificam. Essa busca contínua resulta numa tendência desses tipos a filosofar sobre a razão de nossa existência, o porquê de estarmos aqui e para onde estamos indo. O foco num único fim teleológico molda grande parte de seu comportamento, fazendo com que esse tipo frequentemente possua um sentimento forte de como eventos do presente irão ajudar a afetar desenvolvimentos futuros. Similarmente, eles vão ajustar suas ações de acordo com sua visão futura, tornando seu comportamento compatível com os processos futuros que visualizam.

2. Emoções (Fe)

Usualmente, IEIs tendem a se focar no interpessoal, criando um propósito não apenas para seus destinos pessoais, mas sim uma narrativa coletiva compartilhada a qual todos possam fazer parte. Frequentemente, eles buscarão expressar seus insights para outras pessoas, geralmente através de meios artísticos como música ou escrita, ou até através de comunicação pública e política. Muitas vezes há um sentimento obscuro ou gótico nessa expressão, o que cria um sentido "fantástico", mas que para eles é algo mais autêntico do que clichê e meloso. Através dessas atitudes, eles buscam inspirar os outros e irão derivar um sentido forte de pertencimento e identificação com grupos e congregações que os apoiem abertamente em seus ideais. IEIs se focam em objetivos futuros e propósitos elevados e, assim, eles querem persuadir os outros a se unir a eles na realização desses objetivos. Para isso, IEIs podem motivar e encorajar os outros através de um discurso passional e romântico, enfatizando a importância de seus ideais. Além disso, eles tendem a ser socialmente diplomáticos e carismáticos de forma polida e sutil, se adaptando facilmente ao interlocutor que eles estão conversando. Sendo assim, eles podem ser pessoas muito queridas, dando a impressão de que estão do lado de qualquer um que eles estejam conversando e também costumam procurar a coisa certa a dizer - algo que estimule paixões sem causar ofensas. Essa tática permite que IEIs sobrevivam em meios hostis ou em uma comunidade perigosa sem fazer inimigos. Ao invés de dominarem a conversa coletiva, IEIs irão se focar em indivíduos, procurando mantê-los unidos ao grupo. IEIs são bons com a previsão de consequências sociais, possuindo uma boa ideia de como mediar e evitar conflitos que causariam danos em um grupo e que poderiam prevenir o objetivo principal do mesmo de ser atingido.

3. Sentidos (Si)

Até certo ponto, IEIs podem estar em contato com as necessidades de seus corpos e tendem a tomar conta de si mesmos, cultivando uma boa estética, comendo bem, se vestindo de forma apropriada e, de forma geral, fazendo certo esforço para parecerem receptivos e agradáveis aos outros. Devido à sua tendência a contemplação, IEIs não colocam muita ênfase em esforço físico, o que permite a eles que fiquem num bom estado de saúde. Eles podem até estar dispostos a relaxar e apreciar o momento na companhia de seus amigos. IEIs tendem a ser naturalmente diplomáticos e aptos a diminuir tensões entre pessoas no momento presente, se eles sentirem que esse conflito é inútil e desnecessário. Entretanto, IEIs podem também facilmente causar conflito se eles sentirem que a paz do ambiente está trazendo muita inércia e falta de desenvolvimento. Além disso, os mundos sonhados, imaginados ou idealizados por IEIs podem estar cheio de beleza estética, geralmente com uma natureza etérea e enervante que contrasta com a frieza e secura da existência presente. Porém, em sua essência, IEIs são ascéticos e não veem muito valor na simplicidade da vida diária. Eles estão fundamentalmente insatisfeitos com o estado atual do mundo, desejando algo mais profundo a qual se entregar. IEIs veem atividades rotineiras como mundanas e inúteis a não ser que sirvam para um propósito maior. Como resultado disso, IEIs preferem não se envolver com essas distrações, preferindo sentir uma conexão com o sentido e significado que criam para si mesmos. Ao invés disso, IEIs buscam ambientes mais excitantes, com atividades intensas, onde sob grande pressão, ação precise ser tomada sem muito tempo para lazer ou descanso. Fazendo isso, IEIs conseguem sentir que estão indo a algum lugar ou seguindo um rumo, e não presos numa preguiça momentânea.

4. Procedimentos (Te)

IEIs estão focados em expressões emotivas de seu estado interior e de seus pensamentos. Esse seu costume não é muito compatível com evidência empírica e fatos secos. Dessa forma, as narrativas expressadas por IEIs podem dar a impressão de serem místicas ou deficientes em suporte lógico. Quando eles possuem uma visão clara do que ocorrerá, podem se sentir frustrados quando fatos circunstanciais do presente contradizem o que eles sabem e sentem no seu interior subjetivo. Quando nova informação factual é apresentada a eles, o IEI provavelmente irá descartá-la até que seja provado que tal informação possa ser consistente com outras fontes e possa fazer parte de uma ideologia coerente. Do contrário, o IEI se sentirá confuso com muita informação dinâmica vinda de diferentes fontes e não saberá a qual escolher. IEIs não gostam de serem interrogados e irão evitar situações onde eles sejam expostos como pessoas com falta de conhecimento em uma área importante. IEIs são particularmente avessos a atividades práticas, área em que eles frequentemente são ineptos e incapazes de fazer as coisas corretamente. Quando precisam lidar com esse tipo de responsabilidade, eles rapidamente sentem o desgaste físico e mental, sentindo desespero em frente a uma casa bagunçada que eles precisem arrumar, sem possuir ideias de onde começar. Às vezes eles procuram se distrair desses procedimentos com apelo ao humor, implicando que sua "inutilidade" ou forma desajeitada é algo divertido. Porém, se alguém tentar oferecer conselhos ou instruções de como fazer algo de forma melhor, eles podem entrar num modo defensivo ou se sentirem insultados, achando que estão sendo tratados com arrogância ou como se fossem idiotas. Adicionalmente, muitas vezes se cansam rapidamente de informações longas, secas e factuais de como as coisas funcionam, achando tais explicações não apenas presunçosas mas também entediantes e sem importância quando comparadas a sua visão idealizada da coisas. IEIs acham naturalmente difícil motivar a si mesmos, e pouca coisa os desencoraja menos do que ouvir que o que eles estão tentando fazer está sendo feito de forma errada.

5. Força (Se)

A natureza introspectiva de IEIs os deixa inconscientes em relação a eventos acontecendo no presente. Naturalmente imersos em pensamentos e reflexões, IEIs possuem uma visão mais clara de eventos futuros vagos e não do que está no aqui e agora. Isso causa IEIs a serem bem indecisos no seu comportamento diário, sabendo qual resultado eles desejam, mas sendo deficientes em assertividade e resolução para botar em prática o plano desejado. Para atingir os objetivos imaginados e desejados, eles sentem que a realidade precisa ser confrontada e modelada para o caminho certo. Dessa forma, IEIs tendem a se atrair por aqueles com força de vontade, que possuem a energia necessária para fazer com que coisas aconteçam. IEIs podem fazer apelos emotivos usando emoções e sentimentos de urgência quando eles acham que é o momento certo de agir, fazendo com que os mais poderosos lutem por eles. De forma alternativa, alguns IEIs procuram ser menos passivos, vendo pessoas fortes e poderosas como exemplos de inspiração para agir, mesmo que apenas por breve período de tempo. Já que não possuem muita conexão com a realidade presente, IEIs podem apreciar alguém que os balance pelos ombros para torná-los mais realistas e mostrá-los de forma autoritária como as coisas realmente são.

6. Leis (Ti)

IEIs tendem a possuir um desejo grande de provar seu intelecto para os outros, e geralmente lidam com essa vontade tentando formar um entendimento consistente e claro de si mesmos e do mundo que ocupam. Com uma percepção fluida e mutável dos eventos, é comum que um IEI adote uma crença ou ideologia que estabeleça os princípios que eles acreditam, o que providencia a estrutura necessária para suas visões e crenças. Frequentemente atraídos por filosofia e outras estruturas de pensamento, IEIs podem passar muito tempo tentando entender quais são suas prioridades na vida e sob quais padrões irão viver. Quando se decidem nesses assuntos, eles podem ser teimosos e resistir a desafios a sua lógica, sendo mais receptivos a aqueles que podem validar seus pontos de vista pré-existentes e torná-los ainda mais claros. Apesar de sua teimosia, o IEI pode decidir não tornar sua discordância óbvia aos outros, muitas vezes dando a impressão de que estão concordando com o interlocutor. No entanto, eles podem desistir quando são confrontados com lógica superior e sem falhas. Eles apreciam lógica estrutural e baseada em princípios, e não conselhos práticos sobre "como" fazer as coisas. Isso dá a ele um sentido de integridade em relação aos seus ideais e, apesar de serem diplomáticos e adaptáveis, o IEI se mantém fiel a seus princípios.

7. Ideias (Ne)

Já que seu foco está num propósito singular, o IEI tem pouco interesse em especular ou gerar múltiplas possibilidades. Apesar de serem perfeitamente capazes de considerar diversas alternativas, eles escolhem não fazer isso, a não ser que seja algo totalmente necessário a situação. Isso ocorre porque considerar diversas possibilidades a sua visão principal sugere que o resultado visualizado possa estar errado, e isso apenas levaria a confusão. Ao invés de mergulhar em diversas e diferentes áreas de interesse, IEIs preferem se focar numa área particular que eles sentem trazer significado pessoal a sua existência e serão devotos a essa área. Entretanto, eles podem se alegrar em explorar uma grande quantidade de áreas diferentes dentro daquilo que consideram importante e significativo. Para IEIs, o que possivelmente poderia ocorrer não faz sentido em comparação ao destino que está por vir, e eles geralmente preferem limitar o número de possibilidades disponíveis para garantir o resultado desejado. Para eles, possibilidades aleatórias são distrações do caminho correto e, assim, não possuem mérito.

8. Relacionamentos (Fi)

IEIs tendem a operar de forma individual, no um a um, sendo aptos a formar conexões emocionais fortes e intensas com indivíduos. Além disso, eles costumam entender bem pessoas e fazer os amigos certos, nas situações certas. De qualquer forma, o IEI se opõe a ideia de manter pessoas sob certa distância psicológica. Ao invés de manter boas pessoas por perto e pessoas más longe, o IEI prefere determinar se o destino de uma pessoa está conectado com o seu e com o dos outros, criando relacionamentos duradouros com aqueles que estão. O propósito disso não está relacionado com o valor de uma pessoa em relação ao IEI, mas sim relacionado a manter indivíduos compatíveis unidos num ambiente de camaradagem e união. Ao invés de julgar o caráter interno de um indivíduo, IEIs se perguntam se uma pessoa pertence ao seu círculo social desejado, sendo aptos a colocar aqueles que eles sentem que pertencem dentro dele de forma sutil e deixando de fora aqueles que eles sentem que não pertencem. Com aqueles indivíduos que o IEI sente uma conexão, ele deseja se conectar de forma única, profunda e autêntica, apesar de que para fazer isso, precisa sentir demonstrações de interesse da outra parte. Desse jeito, o IEI tenta experimentar intensidade de sentimento e pertencimento na companhia de pessoas importantes a ele, e não decidir se uma pessoa particular é apropriada ou não para ser sua amiga.

Pessoas famosas frequentemente tipadas como IEI: Marilyn Monroe, Elijah Wood, Andy Warhol, Friedrich Nietzsche, Kurt Cobain, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá

 
 
 

Comments


Os 16 SocioTypes:
SLE
ESE
LSI
SEI
Quadra BETA
LSE
Quadra DELTA
Quadra GAMMA
SLI

   O Socionics é uma ciência que estuda a interação humana com a informação em torno da sua realidade e a interação com as pessoas ao seu redor. Em um sentido mais estreito de Socionics - esta tendência na psicologia, explora a compatibilidade psicológica de pessoas diferentes.

   O nome da ciência vem da raiz latina "socium", o que significa que a sociedade. 
   Socionics apareceu no início dos anos setenta do século XX. Sua criadora é Ausra Augustinavičiūtė (Aushra Augusta), socióloga e economista da Lituânia. As raízes dessa ciência vem do trabalho "Tipos Psicológicos" de Carl Gustav Jung e das teorias do psiquiatra polonês Antoni Kempinsky sobre o metabolismo da informação. 
  A visão Sociônica para o metabolismo de informação se dá no processo de percepção, seleção e tratamento de informações sobre o mundo e os processos que ocorrem na psique humana. 
   No sistema Socionics, pesquisadores construíram um modelo do metabolismo da informação. Com este modelo, foram revelados dezesseis tipos de metabolismo informação.

Usando essas informações você pode prever como um certo tipo de pessoa irá se comportar em uma situação específica, como vai desenvolver relações com outros tipos, dentre outros fatores.

 Estes dados têm sido utilizados com sucesso por psicólogos em vários campos.

O que é o Socionics?
bottom of page