EII - Ético Intuitivo Introvertido
- Hannah Dehler
- 1 de nov. de 2015
- 7 min de leitura

EII - Ético Intuitivo Introvertido, INFj, "Dostoyevsky", Empático, Humanista ou RI.
1. Relacionamentos (Fi)
Principal para o EII são seus sentimentos pessoais ou atitudes em relação a pessoas e eventos ao seu redor e as exigências feitas por sua consciência. O EII está num estado persistente e constante de análise subjetiva, tentando determinar como se sente. Eles tentam tomar atitudes baseadas no seu ideal pessoal de "bondade" e agir de forma sincera de acordo com esses sentimentos, e eles estabelecem padrões elevados de comportamento para si. Frequentemente, EIIs podem sentir certo desapontamento com suas próprias ações, sem viver todo seu potencial. Em relação a outras pessoas, essa característica promove certa seletividade social, já que EIIs são motivados a formar relacionamentos próximos e significativos com aqueles que sentem possuir um caráter positivo e evitar aqueles que parecem ter más intenções. EIIs tendem a ser idealistas e podem relutar em formar conexões profundas com qualquer um. Ao invés disso, eles manterão a maioria das pessoas como simples conhecidos e passarão muito tempo esperando pela "pessoa especial" que seria certa para um relacionamento romântico, ocasionalmente esperando tanto a ponto de não se envolver com ninguém. De qualquer jeito, eles criam uma distância psicológica apropriada com cada pessoa de acordo com seu guia interior, compartilhando a si mesmos completamente e honestamente com aqueles a quem eles se sentem próximos, e sendo mais reservados e distantes com desconhecidos.
2. Ideias (Ne)
Como suporte para sua função principal, EIIs gostam de manter a mente aberta para diversas possibilidades. Junto com seu método de avaliar o caráter de outras pessoas, a segunda função providencia um "julgamento cuidadoso": ao invés de julgar alguém por ações superficiais, o EII procura visualizar o potencial que o indivíduo tem para ser bom, determinando o espaço que a pessoa poderia usar para crescimento. Dessa forma, eles são capazes de enxergar o melhor nos outros e indiretamente geram essa bondade naqueles que eles são próximos. Por essa razão, esse tipo geralmente não corta relações com alguém por ter tido uma experiência ruim com a pessoa, tentando se manter fiel a visão do potencial daquele indivíduo. Da mesma forma, EIIs são abertos a novas ideias e podem gostar de possuir uma série de interesses diferentes e ecléticos, estando dispostos a enxergar o potencial que essas áreas possuem de melhorar sua vida. Entretanto, isso também resulta numa natureza descompromissada em EIIs, que preferem tentar diferentes experiências de vida, ao invés de se dedicar a um único caminho singular. Isso pode gerar o comportamento de pular "de galho em galho", com EIIs mudando de interesses e atividades a toda hora sem se fixar em nenhuma delas.
3. Leis (Ti)
Apesar de possuir a tendência de realizar julgamentos sentimentais, EIIs estão conscientes de que precisam ser mais objetivos em certas situações. Dessa forma, o EII tenta, e na maioria das vezes consegue, ser mais lógico, sendo apto a organizar ideias de forma razoavelmente bem e providenciando análise racional clara quando necessário. O tipo também é capaz de fazer julgamentos justos e imparciais. Entretanto, essas tentativas se mostram inconsistentes, já que EIIs preferem uma abordagem mais subjetiva e sentimental, se conectando com o que causa o sentimento de ser "certo" e não apenas tecnicamente correto. Geralmente, eles aplicarão análise lógica quando estão tentando explicar algo de significado pessoal para eles aos outros. Não obstante, fazer isso por grandes períodos de tempo pode ser intelectualmente cansativo. Ao invés disso, EIIs esperam receber informação sobre processos e passos práticos sobre como as coisas funcionam, pois não querem estruturar seus sentimentos em forma de teoria. O EII tolera ordem e regularidade em sua vida e são confortáveis com elas contanto que sintam que as regras foram estabelecidas pelos motivos certos, e não são medidas autoritárias. Entretanto, o EII se tornará rapidamente a voz da consciência quando sentir pessoalmente que a lei é opressiva, cruel ou errada.
4. Força (Se)
Apesar de serem muito conscientes de seus sentimentos e compasse moral, EIIs não possuem nenhuma capacidade ou desejo de impor sua vontade ou jogar seus julgamentos sobre os outros. Eles podem ser frequentemente a voz da consciência numa comunidade, mas são naturalmente muito gentis e raramente possuem a dureza ou intensidade de desejo para lutar e resistir a maldades dos outros. No lugar disso, eles se sentem deprimidos e frustrados quando seus ideais de moral são rejeitados pela natureza seca da realidade. Muitas vezes sensíveis, eles se sentem vulneráveis em relação ao ambiente ao redor, se incomodando quando sentem que alguém está invadindo seu espaço pessoal ou se sentindo atacados quando nada foi feito com más intenções. Apesar de serem bons em ler intenções alheias, desejo carnal parece ser para eles uma espécie de calcanhar de Aquiles, e o EII pode ser inocentemente inconsciente em relação a esses impulsos. Eles não entendem facilmente jogos de poder e podem esperar ingenuamente o melhor dos outros, falhando em perceber os incentivos e oposições no ambiente ao seu redor que motivam ações alheias. EIIs podem facilmente se cansar de tudo que exija esforço físico no presente, se sentindo tensos quando essas exigências são colocadas sobre eles para responder a problemas urgentes, e farão tudo o que puderem para se manterem longes de conflitos. Quando situações se tornam tensas entre duas partes, o EII pode escolher deixar o recinto silenciosamente, tentando evitar o desconforto da briga. Apenas em situações muito sérias decidem pelo confronto, geralmente sendo derrotados.
5. Procedimentos (Te)
EIIs naturalmente associam decência humana com a vontade de fazer bem prático no mundo, mas não possuem dons práticos. Frequentemente, eles possuem pouca consciência do quão eficientemente eles estão realizando suas atividades e podem facilmente gastar tempo e energia. Como consequência, EIIs se preocupam com falha e incompetência, se punindo internamente por não serem "bons o bastante". Para compensar essa dificuldade, EIIs podem ser aprendizes diligentes, tentando ler informação útil que poderia ajudá-los a realizar um trabalho melhor. Eles desejam ajudar aos outros, serem menos "desajeitados" e mais capazes de lidar com atividades práticas diárias de forma admirável. Apesar disso, eles podem não ter a capacidade de estimar a relevância ou utilidade das informações que leem, e podem aceitar indiscriminadamente informação externa a não ser que sintam que uma fonte é desonesta. Por essa razão, eles apreciam muito um amigo pragmático, informativo e confiável que possa ajudá-lo nessa área, e responderão muito bem quando alguém tomar certo tempo para pacientemente explicá-los como algo funciona. EIIs tratarão essas pessoas como experts e dependerão dessa assistência para lidar com desafios práticos do dia-a-dia.
6. Sentidos (Si)
A delicadeza de EIIs pode resultar numa certa hipersensibilidade em relação ao ambiente, e eles podem sentir algo até mesmo quando pequenas mudanças ocorrem nos arredores. Isso resulta no EII ter a vontade de manter paz e estabilidade em sua vida. Dessa forma, EIIs tentam ativamente manter seus relacionamentos e arredores relaxantes e pacíficos, preferindo ambientes quietos e calmos. Ao manter o ambiente prazeroso, EIIs sentem que podem se manter equilibrados e afastar pressões e estresse. De forma similar, EIIs são atraídos por lugares com beleza harmoniosa, e podem procurá-los para lazer e trabalho. EIIs podem se orgulhar pessoalmente da sua performance em um trabalho que exija atenção a detalhes ou talento manual, especialmente se a atividade possui algum significado profundo para eles e ofereça a oportunidade de chegar a um estágio de grande qualidade de produção. Nessas atividades, o perfeccionismo idealista de EIIs pode encontrar uma liberação catártica e muitos EIIs encontram seus melhores amigos durante esses momentos. Além disso, EIIs podem se tornar bastante conscientes em relação à saúde, tomando a responsabilidade de cuidar de seus amigos e relacionamentos próximos. Por causa de seus sentimentos, o EII precisa de estabilidade, e eles fazem seu melhor para não deixar desarmonia afetar sua calma. Ao mesmo tempo, eles podem não ter o instinto de sobrevivência muito bom e acabar se envolvendo em perigos, apesar das tentativas de manter a segurança.
7. Emoções (Fe)
O EII é muito resistente e desconfiado em relação a tentativas de alterar ou afetar suas emoções. Quando alguém tenta persuadi-lo de algo com uma performance emotiva, seu instinto natural é achar o comportamento pouco autêntico e merecedor do seu ceticismo silencioso. Um individualismo gentil e quieto é comum em EIIs, que geralmente se abstém de se identificar com qualquer grupo particular, sem se envolver com um círculo de pessoas quais eles não sentem nenhum tipo de envolvimento pessoal. Em situações coletivas, EIIs podem sentir um conflito entre sua consciência pessoal e o humor grupal. Nessas ocasiões, o EII pode deixar o círculo de pessoas silenciosamente, preservando sua dignidade interior sem causar conflito. Em suas interações com os outros, o EII dificilmente é emocionalmente expressivo, optando por uma civilidade cordial e preferindo manter sentimentos fortes para si mesmos, apenas os confiando para aqueles que são próximos. Quando são chateados pelos outros, EIIs geralmente não expressam negatividade no ambiente, apesar de que eles podem expressar abertamente suas preocupações com amigos se eles sentirem que algo ruim irá acontecer. Apesar de tudo, sua afeição reservada e usual é livremente expressada com aqueles que eles se sentem pessoalmente unidos, e nessas situações íntimas, eles podem expressar emoções mais descontraídas e brincalhonas.
8. Tempo (Ni)
Apesar de serem muito capazes de pensar sobre processos e para onde a vida está indo, EIIs são avessos a ideia de que existe um propósito mais importante do que suas vidas e as vidas de indivíduos que são próximos a eles. Dessa forma, eles podem se opor a buscas ideológicas por propósitos "maiores" com justificativas morais, argumentando que não há nada que valha a pena se entregar se isso envolve prejudicar vidas. Além disso, eles podem ver um foco em destino definitivo como algo muito pequeno, preferindo uma diversidade eclética e a ênfase na liberdade de escolha pessoal. Apesar disso, EIIs frequentemente dão a impressão de serem pessoas pensativas, reflexivas e filosóficas, com uma tendência de contemplar suas almas e seu descompromisso pode ser muitas vezes confundido pelos outros com ascetismo e espiritualidade. Entretanto, o EII está muito mais aberto a variedade de experiências concretas que o mundo tem a oferecer. Eles passam tipicamente muito tempo ponderando sobre seus ideais, considerando a condição humana e aparecendo com insights valoráveis. Além disso, o EII tem uma boa noção sobre onde as coisas estão indo a longo prazo, e especificamente aplicam essa noção aos seus relacionamentos, o que os permite ter um entendimento de como uma amizade ou um relacionamento particular irá se desenvolver nos próximos anos.
Pessoas famosas frequentemente tipadas como EII: JK Rowling, Fyodor Dostoyevsky, Hayao Miyazaki, George Eliot, James Monroe, Marcus Aurelius
Comments