top of page

Alpha, Beta, Gamma e Delta: Definições

  • Hannah Dehler
  • 1 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Alphas são Alegres e Ponderados. (Merry/Judicious) Betas são Alegres e Decididos. (Merry/Decisive) Gammas são Sérios e Decididos. (Serious/Decisive) Deltas são Sérios e Ponderados. (Serious/Judicious)

O que significa ser "Alegre" (Merry)?

Tipos Alegres valorizam Emoções (E) e Leis (L), ou Fe e Ti. Por valorizarem E, esses tipos apreciam a atmosfera emocional e o humor dos outros ao seu redor. A ênfase é dada ao compartilhamento de emoções ou a como as emoções afetam o humor dos outros, geralmente com prioridade direcionada a animar o estado de espírito das pessoas ou a unir as mesmas. Como um indivíduo se sente pessoalmente é de menor importância, já que esses tipos preferem expressar apenas aquilo que conduz a harmonia coletiva.

Por valorizarem L, esses tipos gostam de regras claras, de princípios e ideologias segundo os quais o indivíduo vive sua vida. Ter um código bem definido é importante para eles, já que o mesmo determina o que é correto ou incorreto de forma justa, consistente e imparcial. Além disso, tipos Merry não gostam quando alguém muda de ideia ou de discurso apenas para se adaptar a uma situação. Eles costumam notar e apontar facilmente hipocrisia ou inconsistência.

A valorização de E e L gera um coletivismo nessas Quadras. Enquanto E une as pessoas sob uma atmosfera emocional comum, L cria uma ideologia ou grupo de regras consistente que pode ser compartilhada por todas as pessoas do grupo. Esses tipos tendem a se identificar de acordo com o sentimento de "pertencimento" a um grupo ou a suas ideologias. Eles tendem a querer incluir mais pessoas no seu grupo, mas podem se distanciar daqueles que possuem ideologias diferentes das suas.

O que significa ser "Sério" (Serious)?

Tipos Sérios valorizam Procedimentos (P) e Relacionamentos (R), ou Te e Fi. Por valorizarem P, esses tipos apreciam a produtividade e utilidade dos eventos ao seu redor. Ênfase é colocada em como as coisas estão sendo feitas ou em como elas podem ser melhoradas de forma a se tornarem mais eficientes. Esses tipos procuram educar a si mesmo e aos outros, procurando distribuir informação para tornar os outros informados e equipados para realizar tarefas. Regularmente se focam na eficácia ou no porquê de estarem fazendo coisas, procurando evitar perda de tempo ou esforços inúteis.

Por valorizarem R, esses tipos estão em sintonia com a qualidade e estabilidade de seus relacionamentos, tentando julgar as características internas de alguém para determinar se a pessoa poderia ser uma boa amiga. Esses tipos tentarão manter certa distância dos outros até estabelecerem esse julgamento. Quando decidirem que alguém é um amigo, Sérios irão dar prioridade a lealdade em relação a essa pessoa, defendendo aqueles que são próximos quando for necessário.

A valorização de P e R cria um individualismo em tipos Sérios. Enquanto R distingue amigos de conhecidos, P permite o uso de diferentes pontos de vista e informações que, embora inconsistentes, podem ajudar indivíduos. Dessa forma, ao invés de procurarem grupos, tipos dessas Quadras possuem contatos variados que são confiados e valorizados pela informação que compartilham, associando seus relacionamentos e amizades de forma mais compatível com suas necessidades.

Adapção do World Socionics Society.

 
 
 

Comentários


Os 16 SocioTypes:
SLE
ESE
LSI
SEI
Quadra BETA
LSE
Quadra DELTA
Quadra GAMMA
SLI

   O Socionics é uma ciência que estuda a interação humana com a informação em torno da sua realidade e a interação com as pessoas ao seu redor. Em um sentido mais estreito de Socionics - esta tendência na psicologia, explora a compatibilidade psicológica de pessoas diferentes.

   O nome da ciência vem da raiz latina "socium", o que significa que a sociedade. 
   Socionics apareceu no início dos anos setenta do século XX. Sua criadora é Ausra Augustinavičiūtė (Aushra Augusta), socióloga e economista da Lituânia. As raízes dessa ciência vem do trabalho "Tipos Psicológicos" de Carl Gustav Jung e das teorias do psiquiatra polonês Antoni Kempinsky sobre o metabolismo da informação. 
  A visão Sociônica para o metabolismo de informação se dá no processo de percepção, seleção e tratamento de informações sobre o mundo e os processos que ocorrem na psique humana. 
   No sistema Socionics, pesquisadores construíram um modelo do metabolismo da informação. Com este modelo, foram revelados dezesseis tipos de metabolismo informação.

Usando essas informações você pode prever como um certo tipo de pessoa irá se comportar em uma situação específica, como vai desenvolver relações com outros tipos, dentre outros fatores.

 Estes dados têm sido utilizados com sucesso por psicólogos em vários campos.

O que é o Socionics?
bottom of page